Doenças felinas: Diarréia

Por Suzana. Postado em: Destaques, Doenças felinas

Tags: , ,

TomTom

Publicado em 07 de junho de 2012

A diarréia pode decorrer de vários fatores: virose, infecção alimentar, vermes, entre outros. Não dá para fazer um diagnóstico sem consultar um veterinário. Além disso, o gatinho já pode estar desidratado, pois perde muito líquido na diarréia.
No entanto, se você não pode levá-lo ao veterinário, tem alguns cuidados que podem ser tomados para melhora do seu felino.

Soro caseiro:
Faça um soro caseiro e coloque no lugar da água. O soro ajudará a hidratar o gatinho e, além disso, suprir a falta de glicose no sangue. Troque o soro todos os dias e faça o suficiente para durar o dia todo.

Receita do soro caseiro: 1. Misture em um copo de água limpa (200ml), filtrada ou fervida (mas já fria) com uma colher (do tipo de cafezinho) de sal e duas colheres (do tipo de sopa) de açúcar.

Isolamento:
Seria importante isolar o gatinho com diarréia para não contaminar os outros gatos/cachorros, por um período de 7 dias. Prepare uma caminha quentinha em um lugar limpo para ele descansar. Não esqueça de deixar uma caixa de areia exclusiva para ele, e de limpá-la sempre que seu gato a usar, ou no mínimo duas vezes por dia. Se nesse período ele estiver comendo normalmente e brincando, pode soltá-lo com os demais gatos/cachorros.

Alimentação:
Não retire a comida do gato adoecido, mas dê somente ração, se possível de qualidade. Nada de comida de humano, muito menos leite. Nem um animal deve ser tratado com comida, somente com ração seca e muita água.

Medicação:
O remédio de vermes é importantíssimo. Mas, cuidado, pois depende do peso do animal para não dar uma dose nem pequena, nem grande. Teria que pesá-lo e medicá-lo de acordo com a bula.
Repita a dose do remédio de vermes depois de 7 dias e a cada 6 meses refazer o tratamento.
O remédio de vermes é importante para todos os gatos/cachorros da casa, até mesmo como prevenção.

Se com esses cuidados seu gatinho melhorar, ótimo, mas se ele não se recuperar, não voltar a comer e continuar abatido, não deixa de levá-lo ao veterinário, você poderá salvar sua vida.



Sobre Suzana

Se você gostou deste artigo e quer contribuir escrevendo algo, não deixe de comentar abaixo. Obrigada!

Mostrar todos artigos de Suzana

Comente aqui se você tiver Facebook ou comente logo mais abaixo caso não tenha.

40 Comentários

40 Comentários em Doenças felinas: Diarréia. Aproveite e comente este artigo você também.

  1. Quando minha gatinha estava doente e nao queria tomar nem água, eu dava para ela AGUA DE COCO. Era a única coisa que ela tomava.E é ótima para hidratar!

  2. Há 3 meses um gatinho de rua me adotou( veio morar na minha casa escondido e comia comida do cachorro, por mais que o espantasse por medo do meu cachorro pega-lo ele ficou e conquistou a todos, Ele só come ração, toma muita água, agora está com diarreia que sai sem ele sentir, já dei a 1ª dose do vermífugo mas a diarreia não passa. Preciso de ajuda, por favor.

    • Olá,

      Seu gatinho está comendo ração própria para ele e para sua idade?

      Precisa levá-lo ao veterinário.

      As vezes pode se tratar de uma doença, e não só de vermes.

      Mas só o veterinário pode diagnosticar e medicar corretamente.

    • olá!!! vi seu comentário hj, sei q ja faz um ano, mas estou com um problema igual ao teu e gostaria de saber se vc conseguiu resolver o teu. Tbm peguei uma gatinha q está com diarréia constante, mas ela come muito e bebe muita água, fica com uma barriga enorme. Ja levei no vet e ele mandou vermifugar e fiz isto mas não resolveu, ja dei antibiotico, probiotico, metronidazol e predinisona e nada de melhora, ja troquei a ração tbm, sempre dava wiskas mas a vet disse q ela poderia estar causando esta rejeição e aí troquei… ja fiz de tudo e nada resolve a diarréia, ela brinca é alegre, come e bebe muita agua como ja disse, porem não melhora a diarréia… não sei oque fazer por favor me ajude. o teu gatiho melhorou? oque vc deu? Desde ja agradeço.
      eliane.

  3. Olá, meus gatos estao brincando e comendo normalmente mas estao com as fezes mole de mais e eu quero saber como tratar isso, segue abaixo os nomes e as idades, ah e minha duvida é que o mais novo come a comida dos mais velhos e vice e versa sera que isso influencia nas fezes?

    Puto – 3 anos
    Layla – 10 meses
    Gandolf – 2 meses

    por favor me ajude com meus filhinhos…

    obrigada.

    • Olá Kamilla,

      É recomendado que gatos até 12 meses comam exclusivamente ração para filhotes.

      Após esta idade, pode ser inserido ração para gatos adultos.

      Igualmente, para gatos castrados o ideal é oferecer somente ração específica para gatos castrados.

      Cada ração oferece a quantidade ideal de proteinas para idade do gatinho, principalmente para controle do peso do animal.

      A ração do “periodo errado” pode contribuir para que as fezes sejam mais “moles”.

      No entanto, é importante, também, medicá-los com remédios para matar os vermes ao menos uma vez por ano.

      Pois, as fezes molinhas podem ser causados por vermes.

      Tome o cuidado para que o veterinário prescreve a medicação correta para o peso correto dos seus gatinhos.

      Essas são as principais medidas que você pode tomar para que seus gatinhos estejam saudáveis.

      Espero ter ajudado.

  4. minha gatinha tem um aninho vai faser em setenbro ainda nao acetei a comida dela,o que devo faser pois ela e muito meiga me ajude porfavor,pois ela esta com diarreia mais uma vez me ajude o nome dela e shakira

    • Agalir,

      Você tem dado os remédios para vermes à sua gatinha?

      Essa medicação é importantissima, e deve ser dada anualmente.

      Procure um veterinário para lhe ajudar, pois o remédio deve ser dado de acordo com o peso do gatinho.

      Quanto à razão para adultos, pode começar a dar assim que completar um aninho de vida.

      Também já é importantíssimo castrá-la para garantir sua saúde e que não haja procriação e mais gatinhos abandonados.

      Suzana.

  5. Achei uma gatinho pequeno, mas ja esta no tamanho de comer e ja parou de mamar.
    Só que ele esta com diarréia e queria tratá-lo em casa. O que devo fazer??

    • Olá Tayla,

      Precisará medicá-lo, mas é perigoso fazer isso em casa por conta e risco.

      Isso porque o medicamento deve ser dado de acordo com o peso do gatinho.

      Se houver um super dosagem, pode ocorrer em problemas graves ou, até mesmo, ser fatal.

      Se, por outro lado, dar em quantidade inferior que o necessário, não adiantará.

      Se puder, não deixe de levá-lo ao veterinário para garantir a saúde e bem-estar do seu gatinho.

      Por fim, nunca dê comida e leite. Sempre ração de boa qualidade. Até 1 no de idade, deve ser ração para filhotes.

  6. Olá, meu gatinho já esta com diarreia ha muito tempo, ele esta estranho e não para de miar, ele defeca água pura e estou ficando assustada. Por favor me ajude não sei mais o que fazer. Já mediquei ele de acordo com o peso.

    • Olá Talya,

      Você tem que procurar um veterinário urgente.

      Seu gato pode estar com um grave problema de saúde.

      Se você já o medicou e ele não melhorou, terá que recorrer ao especialista.

  7. Bom dia.
    Peguei um gatinho que estava para adoção, ele ja veio com diarreia, ja dei as 2 doses do vermifugo, mas não adianta ate imosec ja dei pq me falaram que era bom, mas nada, é fedida e pastosa, ele brinca corre, bebe bastante agua e come, come muito, olhando assim esta normal, mas a desintiria nao passa, alguem poderia me ajudar, to sem grana para leva-lo no veterianario, ha outra coisa, ele nao quer saber da comida de gatinho bebe, como tenho mais duas gatas ele só quer saber da ração delas, estou dando a Golden para eles, aguardo alguma resposta urgente, obrigada

    • Olá,

      Se você deu a dose certa do remédio, de acordo com o peso, conforme presecrito na bula, a diarréia pode ser por outro motivo.

      Talvez até seja da ração que o gatinho esteja comendo, por não ser adequada à sua idade.

      Ou ainda qualquer outra comida que ele esteja comendo que não seja ração.

      Talvez seria o caso de fazer um teste e dar somente a ração para filhotes, nem que de a ração pontualmente e separado dos demais gatos, espere seus gatos terminarem de comer e guarde.

      Se a diarréia não passar, por segurança terá que procurar um veterinário.

    • katia, voce adotou ele na feira fixa de adoção no Pet center marginal?

  8. Ola, estou com uma super duvida, tenho 2 gatinhas Siamesas, elas tem 1 mes e 1semana, sao doidinhas rs pulam e brincam em todo canto, só que agora a Dara esta com uma diarreia forte, esta muito mole as fazes dela e mt clara, percebi que ela esta miando mt na fora de fazer e o anus dela esta estufado e vermelho. Verifiquei em alguns sites que o certo seria tirar a raçao por 24 horas e dar apenas agua ou soro caseiro e se caso nao resolvesse levar a um veterinario, mas tenho medo de deixa-la sem comer e medo dela ficar fraca … ja dei remedio de verme para ela, agora nao sei se foi a raçao nova que comprei ( para filhote mesmo) ou sei la … nao consegui dar o remedio para a Sasha( a outra gatinha), a boca dela começou a borbulhar, acho que ela tem raiva … me ajude por favor, estou com dó da Dara e com duvidas sobre a Sasha, pois as duas dormem juntas ..

  9. Ola, estou com uma super duvida, tenho 2 gatinhas Siamesas, elas tem 1 mes e 1semana, sao doidinhas rs pulam e brincam em todo canto, só que agora a Dara esta com uma diarreia forte, esta muito mole as fazes dela e mt clara, percebi que ela esta miando mt na fora de fazer e o anus dela esta estufado e vermelho. Verifiquei em alguns sites que o certo seria tirar a raçao por 24 horas e dar apenas agua ou soro caseiro e se caso nao resolvesse levar a um veterinario, mas tenho medo de deixa-la sem comer e medo dela ficar fraca … ja dei remedio de verme para ela, agora nao sei se foi a raçao nova que comprei ( para filhote mesmo) ou sei la … nao consegui dar o remedio para a Sasha( a outra gatinha), a boca dela começou a borbulhar, acho que ela tem raiva, e ela esta fazendo as necessidades normalmente ( oq achei estranho sobre a raçao) … me ajude por favor, estou com dó da Dara e com duvidas sobre a Sasha, pois as duas dormem juntas ..

    • Olá Wellington,

      O ideal seria levá-las ao veterinário e dar todas as vecinas indicadas por ele.

      Além de eventuais medicações para curar a causa da diarréia.

  10. Olá , ganhei um gatinho a 7 dias , como ele so tem 2 meses dou raçao para filhotes recomendada pelo veterinario, porem dois dias depois ele apareceu com uma diarreia terrivel algumas amareladas outras gelatinosas bem estranhas mesmo, como sou estudante de medicina veterinária e a professora de TID é veterinaria, falei os sitomas a ela e ela me indicou que desse o remedio para verme. pois bem já dei a primeira dose amanha darei a segunda …. Mas a diarreia ainda nao parou continua incontrolavel ele nem sente quando sai e quando sai ele ainda se lambe e come parte das fezes. Estive lendo e existe uma doença que dá essa diarreia cronica estou preocupada pois ja tem ai pelos calculos 5 dias com o bixinho sofrendo, o bumbum dele esta vermelho, ele anda todo desajeitado e nao para de chorar…… O que eu faço ? espero até a segunda dose ? sera este o problema ou por ter aspecto gelatinoso é algo muito mais grave? Ajude-me .

    • Lorenal,

      Desculpe a demora em respondê-lo.

      Entendo que seria importante um exame laboratorial para saber da possivel causa da diarréia.

      Quem sabe até seria um problema de intestino ou algum órgão do gatinho.

      Espero que tenha melhorado.

  11. Meu gato está há 4 meses defecando pastoso com presença de muco e amarelada aparenta estar bem, já tratei com bactrin nada resolveu, dei vermifugo drontal e nada ele veio de um lar de adoção segundo um protetora me disse foi que nos abrigos ocorre muito dos animais terem giardia. .. vi dois medicamentos um era o basken que pega uma gama maior de parasitas e outro foi o giardicid, não estou em condições de levar meu bichinho no vet a consulta aqui onde moro é muito cara 90 reais … estou muito preocupada com ele não sei mais o que eu faço !!!

  12. Bom dia!!
    Adotei um gato macho adulto em uma feira de adoção, desde então ele tem tido quadro de diarréia, primeiro foi bem forte com muito muco dei um reconstrutor de flora intestinal melhorou parcialnte, depoisbas fezes ficaram pastosas com menos muco mais ainda tem e amarelada e não melhora ja dei vermifugo drontal gatos, dei bactrin 1, 5 ml pq pensei que era infecção intestinal mas mesmo assim não melhorou, adotei outro gato e outra feira ela me deu instruções de observar as fezes desse novo gatinho pq em lares de adoção há muitos casos de giardia pq ela falou que era difícil de tratar ela me deu nome de uma veterinária e o nome de dois medicamentos giardicid e basken, só que veterinário é muito caro e não trabalho dependo do meu marido e estamos meio apertados aqui a consulta é 90 reais !! Ele comia golden agora come royal canin gatos castrados já tem una três meses wue mudei estou ficando desesperada pq essa diarréia já tem 04 meses

    • É muito tempo de diarréia, Katerine.

      Veja que você já tentou de todas as formas medicá-lo em casa e não curou.

      Acho que seria de extrema urgência uma consulta veterinária.

      Tente ajuda com veterinário de alguma ONG de sua cidade ou recursos com amigos para custear a consulta.

      Ou, ainda, tentar o parcelamento dos gastos com o veterinário.

    • oi td bem? vi sua postgem agora e estou com o mesmo problema e gostaria de sber se o seu gatinho melhorou, eu tbm ja fiz de td, ja dei vermifugo, ja dei antibiotico, probiótico, metronidazol para giardia e nada, a gata está com 3 meses de idade, ela brinca, come mto e bebe mta água… mas a diarréia persiste ha 2 meses, ja levei em 2 vet e eles não consegum descobrir, disseram q talvez a ração royal canin possa melhorar, mas vi q vc está dando dela e nada de resolver… vc conseguiua asolução do teu problema? se sim por favor me informe… estou desesperada.
      desde ja agradeço.
      Eliane

  13. ola,tenho 12 gatinho quase todos achado na rua adoro meus bebe faco tudo por eles , eles estao com muita diarreia, as vzes ate choro porque nao sei oqui fazer ,nao tenho condicoes de levar oa veterinario ,mas compro remedio de verme agora vo dar soro caseiro pra eles direto e remedio de verme pra ver se eles saran

    • Jaira,

      É importante, também, isolar os gatos que estão com vermes, para não contaminar os demais.

  14. ola, tenho uma gatinhe ela de 3 meses, há uma semana atras eu dei a segunda dose do vermi9fugo pra ela e acabei mudando a ração (tb de filhote, mas de marca diferente) acontece que deste dia em diante , ela só tem feito coco mole, alternando as vezes com o pastoso, consegui achar a ração que ela era acostumada, mas mesmo assim nao parou a diarreia, ela tem brincado normalmente, bebe muita agua porém não tem feito muito xixi, faz bem mais coco, o que posso fazer pra ajudar?

    • Olá Cristiane,

      Já a levou numa consulta veterinária?

      Seria muito importante, também, ela tomar todas as vacinas indicadas pelo veterinário.

  15. Senhores, minha gata persa de 18 anos está com artrose nas patas traseiras e faz tratamento com soro para hidratação de dois em dois dias. Para controle da dor de artrose, ela é medicada com o Dorless, e está comendo bastante a Hills Canine/Feline a/d Lata de 156 gr. Este alimento é recomendado para uma gata nas condições de saúde descrita?
    Qual a ração mais indicada para esta gata?

    • Marina,

      Aconselho você a tratar desse assunto diretamente com veterinário.

      Quem sabe buscando uma segunda opinião.

  16. Ola, tenho um gato de de +/- 3 anos, e acho q ele esta entoxicado com papel alumínio. Ele nn qer comer nada, ja peguei a receita do soro, e gostaria de saber se a algo mais q posso fazer???

    • Olá Augusto, aconselho você levá-lo ao veterinário urgentemente, para ter certeza do que ocorreu e preservar a saúde do seu gato.

  17. queria saber mais informação meu gato esta com diarréia e coloca sangue ,que faço por favor ,que deve ser ,mais ele come bem ,ta sempre com fome anda comendo pastinho ,depois vomita uma aguá branca ,que deve ser

    • Rose,

      Não deixe de levá-lo ao veternário. Só ele pode diagnosticar a doença e indicar o tratamento. Mas posso adiantar que vomitar após comer e perder sangue nunca é normal e são sinais claros de possíveis doenças. Cuide de seu gatinho. Espero que ele melhore.

  18. Boa tarde , adotei um gatinho com pouco mais de dois meses. .. ha 4 ou 5 dias elep não pára com diarreia… ele antes comia ração seca, mas comecei a dar para ele ração de lata. Será esse o problema? O que devo fazer para isso parar?

    • Sim. Pare com ração de lata e de somente ração seca para filhotes até ele completar 1 ano.

      Quando ele for adulto mude a ração para adultos.

      As enlatadas você pode dar como petisco apenas..uma ou duas vezes por mês.

  19. Bom dia tenho um gatinho a uma semana atras ele não tava comendo nada e o pouco que comia vomitava e bebia muita água ,levei ele no veterinario la foi coletada o sangue para saber o que ele tem.O resultado foi que o figado e o rins dele não estão funcionado e o veterinario receitou varios remedios e tb receitou o soro caseiro so que o meu gat o ta fazendo muito xixi isso e normal??e enconto tempo os remedios começaram a fazer efeito pq ele ainda não esta comendo.

    • Oi Grasi,

      Aconselho você ler a bula dos remédios e ver qual o efeito colateral que ele pode causar.

      Se o problema persistir, retorne ao veterinário e o mantenha informado. O acompanhamento até o final do tratamento é essencial.

  20. ola tenho um gatinho de 2 meses que adotei em um pet shop ele esta a dez dias que o adotei
    Logo que adotei ele nao estava com diarreia de 5dias para cá começou uma diarreia forte nele
    Ja dei o primei vermifogo para ele mas ele continua com diarreia estou com do do bichinho mas nao tenho condiçoes de leva-lo ao veterinario
    Por favor me de uma dica de algum remedio ou oque eu posso fazer para curar o bichinho

    • Olá Ester,

      Infelizmente, como não sou veterinária, não posso indicar remédios, apenas ajudar na infromação de que eles são importantes.

      Veja se não consegue ajuda com vizinhos e amigos para pagar uma consulta veterinária, caso na sua cidade não haja atendimento por parte do município.

      Espero que você cosniga achar uam saída para manter a saúde do seu gatinho.

Comentar este Artigo